


A dinâmica apresentada nas imagens, refere-se a uma atividade com o objetivo da formação de palavras, utilizando peças de LEGO, com a colagem das figuras e letras, que é possível utilizar com o público infantil, em geral, como com crianças autistas, objetivando o conhecimento das letras, junção das mesmas, coordenação motora e raciocínio lógico, na faixa etários de 6 a 7 anos.
O professor pode fazer uso da mesma tanto nas salas de atendimento educacional especializado, como na sala regular, propondo a identificação das letras, formação das palavras, encaixe das peças. É possível que o professor amplie a atividade de acordo com sua necessidade e público alvo, exemplo: se a criança ainda não consegue juntar letras e formar palavras, o professor pode colocar as letras das palavras em peças de mesma cor, para que a criança tenha como base as cores, podendo desenvolver o contato do aluno com as letras, estimulando o letramento, e a oportunidade de construir palavras em grupo, com auxílio do colega.
Paulina, esta é uma boa sugestão de atividade.Gosto muito de aplicá-la em várias situações de aprendizagem. Por exemplo, para trabalhar a criatividade, a concentração, a coordenação motora e por aí vai. Alunos com idades e deficiências diferentes gostam deste momento. Também postei a imagem. Visite meu blog, faça seu comentário.
ResponderExcluirUm abraço,
Ires
Paulina,
ResponderExcluirExcelente sugestão de atividade! De fácil manuseio e de grande valia na prática diária do AEE. Você nos apresentou grandes possibilidades de vencer as barreiras apresentadas por esses educandos.
Att. Reginalva