Ao iniciar a leitura do texto "O modelo dos modelos", do autor Italo Calvino, entendendo a relação necessária que devo fazer com o Atendimento Educacional Especializado - AEE, logo me veio a mente os planos, que tanto fizemos, durante todo o curso, pois a ideia do plano é justamente o que o autor apresenta no início do seu texto: a existência de um modelo inicial, suposições iniciais, lógicas, geométricas, em seguida, quando em contato com o aluno, a verificação se o mesmo irá adaptar-se ao plano construído, se o que foi pensado, planejado, o indivíduo conseguirá executar, corresponder, resultando assim na possibilidade de modificação do modelo estabelecido, de forma que esteja ao alcance do nível de aprendizagem e habilidade que o aluno apresenta.
Pessoalmente, todo o texto, resume-se em duas palavras: RELAÇÃO HUMANA, que é uma eterna mudança, uma eterna construção e desconstrução de modelos, sendo assim, o professor do AEE, ao lidar com indivíduos deficientes, necessita está aberto a mudança, o modelo deve existir sempre, é como se fosse a base humana, o chão do indivíduo, o princípio da mudança, porém deve-se entender que é possível transformar e criar um novo modelo, também assim a história humana se construiu e constrói.
Todo o indivíduo, assim como o aluno deficiente, é uma caixa de surpresa, pois o cérebro humano ainda é algo continuamente e incansavelmente estudado, ou seja, ainda não se conhece em sua totalidade, sendo delicado o trabalho de pessoas que necessita lidar com o mesmo, que apresenta no dia a dia, em indivíduos diferentes, surpresas diversas e inesperadas, surgindo como desafios que abalam os modelos tão conscientemente sabidos.
O professor do Atendimento Educacional Especializado precisa entender que por mais que estude, que leia, que conheça, que vivencie, jamais poderá construir modelos indestrutíveis, deverá entender que tais modelos poderão ser modificados com cada indivíduo que surge em sua caminhada. Como também deverá compreender que sua realidade, sua práxis poder refutar e questionar modelos antes estabelecidos como ideais, ou seja, a prática contrastando e contestando a teoria, e assim abrimos a possibilidade de novos saberes...
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