domingo, 8 de setembro de 2013





RECURSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA DEFICIÊNCIA FÍSICA

TESOURA ADAPTADA








Segundo Rita Bersh, em seu texto, Tecnologia Assistiva, Recursos e Serviços que promovem a Inclusão Escolar, o serviço de tecnologia assistiva na escola tem por objetivo prover e orientar a utilização de recursos e/ou práticas que ampliem habilidades dos alunos com deficiência, favorecendo a participação nos desafios educacionais. A tecnologia assistiva pode ser um recurso facilitador, um instrumento ou utensílio que especificamente contribui no desempenho nas tarefas necessárias e/ou desejadas e que fazem parte dos desafios do cotidiano escolar. O serviço de tecnologia assistiva na educação, portanto, possui perfil propositivo e busca resolver as dificuldades dos alunos, encontrando alternativas para que eles participem e atuem positivamente nas várias atividades propostas no currículo comum.

A tesoura adaptada, também chamada de tesoura mola, pode ser feita utilizando uma tesoura sem ponta, um arame em mola revestido com um cabo plástico em formato de arco, tornando-se um objeto pedagógico adaptado ao aluno com deficiência física que tem dificuldade, principalmente, na inserção dos dois dedos, comumente utilizados, nos círculos da tesoura, e de graduação de força; potencializando a habilidade na preensão de objetos maiores, apresentadas por alguns alunos, o formato em arco e a mola facilita e faz com que o indivíduo participe de atividades de recorte normalmente propostas em ambientes educacionais, intervindo também no desenvolvimento da sua coordenação motora.

REFERÊNCIA

BERSCH, Rita. Introdução à Tecnologia Assistiva. Texto complementar distribuído em cursos Tecnologia Assistiva. Disponível em www.assistiva.com.br, RS, 2006


4 comentários:

  1. Paulina

    A tesoura adaptada é ótima, ela possibilita ao aluno apoio para cortar, da forma que ele pode, ou seja dentro da sua limitação. É feita com recurso barato, é uma TA, na modalidade auxilio para a vida diária de acordo com o referencial AEE para DF

    ResponderExcluir
  2. Paulina

    Sua escolha é muito interessante,a pessoa com deficiência física que compromete os movimentos dos seus membros, torna mais complexo a inclusão escolar.Este precisa de todo suporte possível para que venha participar das atividades escolares.A tesoura adaptada vem facilitar essa participação por ajudar o aluno a recortar e ainda serve de estimulador para os movimentos das mãos,esses e outros recursos adaptados contribui muito para a inclusão escolar desses estudantes.

    ResponderExcluir
  3. Olá Paulina este recurso irá proporcionar habilidades para o uso do lápis, pois, os mesmos músculos que usamos para cortar usamos para escrever.

    Abraços, Cristiane.

    ResponderExcluir
  4. Paulina,
    Uma das grandes contribuições no atendimento educacional especializado é a tecnologia assistiva que objetiva facilitar o desempenho do aluno com deficiência. Seu conteúdo conforme Bersch está à luz dos princípios da educação inclusiva.
    Att.

    ResponderExcluir