O texto, “A Alfabetização de crianças com deficiência: uma proposta inclusiva”, contido no Caderno de Educação Especial do Ministério de Educação de Brasília (2012), através de uma linguagem clara e objetiva, traz, além de informações teóricas e explicativas sobre as deficiências: motora, visual e auditiva, discussões e exemplificações práticas, com foco na alfabetização de crianças com tais limitações.
Chama à atenção por ser um texto voltado ao professor e a relação com o seu aluno que apresenta uma necessidade educacional especial, com direcionamento no ensino-aprendizagem, não apresentando receitas, mas oferecendo ao educador orientações básicas e estratégias para vencer as barreiras iniciais, como por exemplo, a comunicação.
É um texto que vale a pena ser lido e indicado, por ter uma discussão esclarecedora e prática, para os professores terem uma base de como poderá ocorrer o início e desenvolvimento da sua relação ensino-aprendizagem, com o seu aluno que apresenta uma necessidade educativa especial, e quem sabe obter as respostas para o tão e insistentemente questionamento: “Como ensinarei a uma criança com deficiência”?
REFERÊNCIA
Caderno de. Educação Especial. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília 2012. Disponível em http://www.ufrb.edu.br/proext/index.php/documentos/doc_download/514-caderno-de-educacao-especial. Acesso em 16/05/2013.
| Caderno de Educação Especial (http://www.ufrb.edu.br/proext/index.php/documentos/doc_download/514-caderno-de-educacao-especial) |